Mecanismos Neurais da Acupuntura para Enxaqueca

Introdução

A enxaqueca é uma condição neurológica crônica caracterizada por dores de cabeça moderadas a graves e uma variedade de sintomas neurológicos. Conforme o Global Burden of Disease Study de 2017, a enxaqueca afeta 1,25 bilhão de pessoas globalmente, sendo a quinta condição mais comum e a sétima mais incapacitante no mundo.

Atualmente, a enxaqueca é tratada por uma variedade de terapias farmacológicas e não farmacológicas para aliviar a dor ou prevenir ataques. Medicações como triptanos e ergotamina têm eficácia limitada em aliviar as dores de cabeça e frequentemente causam efeitos colaterais indesejáveis. A acupuntura, uma terapia não farmacológica, tem se mostrado benéfica tanto no tratamento quanto na prevenção de ataques agudos de enxaqueca, com poucos efeitos colaterais.

Estudos recentes de neuroimagem têm explorado os mecanismos neurais subjacentes aos efeitos da acupuntura na enxaqueca.

Este artigo fornece uma visão geral das descobertas dessas pesquisas sobre os efeitos instantâneos e duradouros da acupuntura.

Possíveis Mecanismos

  1. Modulação da Atividade Neuronal do Complexo Trigeminocervical: A acupuntura, particularmente a eletroacupuntura, pode reduzir rapidamente as descargas neuronais evocadas por fibras C no complexo trigeminocervical, uma região crucial para a dor da enxaqueca (Qu et al., 2020).
  2. Redução da Neuroinflamação: Estudos sugerem que a acupuntura pode diminuir neuropeptídeos, células imunológicas e neurotransmissores pró-inflamatórios e excitatórios, que estão associados à patogênese da neuroinflamação na enxaqueca (Chen et al., 2022).
  3. Alterações na Atividade Cerebral: A acupuntura pode induzir mudanças significativas na atividade cerebral, particularmente em áreas envolvidas na matriz da dor e nos sistemas de modulação da dor descendente, o que pode explicar seu efeito terapêutico na enxaqueca (Zhao et al., 2014).
  4. Regulação da Sensibilização Central e Periférica: A acupuntura pode intervir no desenvolvimento da sensibilização central e periférica, modulando a liberação de mediadores relacionados à sensibilização neuronal (Chen et al., 2022).
  5. Alterações na Conectividade Funcional do Cérebro: Estudos de neuroimagem indicam que a acupuntura pode alterar a atividade funcional anormal e a conectividade de várias redes cerebrais, incluindo o sistema de modulação da dor descendente, a rede de modo padrão, o tálamo, e outras áreas relacionadas à dor e à emoção (Liu et al., 2021).

Acupuntura para Dor

O mecanismo neural da acupuntura para enxaqueca envolve efeitos imediatos e sustentados no cérebro, que se acredita serem mediados através da regulação de regiões cerebrais relacionadas à dor e mudanças nos neurotransmissores.

Regiões Cerebrais Envolvidas

  • A acupuntura demonstrou modular a atividade de várias regiões cerebrais associadas à dor e enxaqueca.
  • Uma meta-análise de estudos de imagem por ressonância magnética funcional (fMRI) encontrou que o tratamento com acupuntura pode aliviar sintomas de enxaqueca modulando regiões cerebrais funcionais, como o giro angular esquerdo, giro frontal superior esquerdo e giro frontal superior direito<sup>2</sup>. Essas áreas estão associadas a funções de dor, cognição, vestibular e rede visual.
  • Além disso, o corpo caloso mostrou hiperativação após o tratamento com acupuntura, em comparação com controles saudáveis<sup>2</sup>.
  • Outros estudos de neuroimagem apoiaram a hipótese de que a acupuntura altera a atividade funcional anormal e a conectividade na rede padrão de repouso, tálamo, rede frontoparietal, rede occipitotemporal e cerebelo<sup>4</sup>. Essas mudanças na função cerebral podem reduzir a neuroinflamação, regular a sensibilização periférica e central e normalizar a atividade cerebral anormal, prevenindo assim a transmissão de sinais de dor<sup>4</sup>.

Mudanças nos Neurotransmissores

  • Os efeitos da acupuntura na enxaqueca também podem ser mediados pela modulação de neurotransmissores vasoativos.
  • Um estudo pré-clínico usando um modelo de rato para enxaqueca descobriu que a eletroacupuntura poderia modular os níveis de neurotransmissores vasoativos, como o peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP) e serotonina (5-HT), que são mediadores chave na fisiopatologia da enxaqueca.
  • O estudo sugeriu que o efeito anti-hiperalgésico da eletroacupuntura na enxaqueca pode ser mediado através desta modulação.
  • A pesquisa indicou que a eletroacupuntura pode influenciar positivamente os mecanismos de dor através da alteração dos níveis desses neurotransmissores. Isso sugere um papel potencialmente terapêutico da acupuntura no tratamento da enxaqueca.
  • A modulação destes neurotransmissores pode resultar em uma redução dos sintomas da enxaqueca, oferecendo um caminho alternativo para o tratamento, especialmente para pacientes que podem não responder bem a tratamentos farmacológicos convencionais.

Pesquisas de Neuroimagem sobre Efeitos Imediatos da Acupuntura

Dois estudos de PET-CT e três de ressonância magnética funcional (fMRI) examinaram os efeitos cerebrais imediatos da acupuntura em pacientes de enxaqueca.

  • Os estudos de PET-CT mostraram, 30 minutos após o tratamento com acupuntura:
    • Aumento do metabolismo em regiões relacionadas à dor (córtex orbitofrontal, girus parahipocampal, ínsula)
    • Aumento do metabolismo em redes de repouso como o “default mode network” (DMN) e sistema límbico
  • Estudos de fMRI mostraram, com acupuntura em pontos como GB41:
    • Diminuição da conectividade funcional entre regiões relacionadas à dor
    • Alterações na atividade de regiões visuais relevantes para enxaqueca
    • Efeitos sobre redes frontoparietais e DMN

Ainda existem limitações importantes:

  • Falta de correlação dos achados com melhora clínica
  • Diferenças nas técnicas e métodos de análise
  • Poucos estudos durante crises agudas de enxaqueca

Portanto, mais pesquisas de melhor qualidade são necessárias para elucidar completamente os efeitos neurais imediatos da acupuntura.

Avanços recentes em tecnologias de neuroimagem ofereceram novas oportunidades para explorar o mecanismo neural subjacente ao efeito da acupuntura na enxaqueca

Pesquisas de Neuroimagem sobre Efeitos Duradouros da Acupuntura

Dez estudos de fMRI examinaram os efeitos cerebrais sustentados da acupuntura em longo prazo:

  • Mostraram aumento de conectividade/ativação após tratamento em:
    • Redes relacionadas à dor: DMN, frontoparietal, límbica, modulação descendente da dor
    • Regiões específicas: ínsula, giro do cíngulo anterior, córtex orbitofrontal, tronco cerebral
  • Mostraram diminuição de conectividade/ativação após tratamento em:
    • Redes de repouso como DMN e frontoparietal
    • Regiões relacionadas à dor: giro pós-central, hipocampo

Em alguns estudos, essas alterações correlacionaram com melhoras clínicas nos sintomas. Isso sugere que os efeitos duradouros da acupuntura podem dever-se à modulação de redes relacionadas à percepção da dor e funções cognitivo-emocionais.

No entanto, algumas limitações permanecem:

  • Diferenças nos tratamentos e neuroimagens entre estudos
  • Poucas correlações com sintomas de longo prazo
  • Falta de pesquisas em ataques agudos de enxaqueca

Quais foram as principais diferenças encontradas nos mecanismos neurais entre os efeitos instantâneos e sustentados da acupuntura para enxaqueca? Isso sugere abordagens de tratamento diferentes?

As principais diferenças encontradas nos mecanismos neurais entre os efeitos instantâneos e sustentados da acupuntura para enxaqueca estão relacionadas às redes e regiões cerebrais afetadas. No efeito instantâneo, áreas relacionadas ao processamento da dor, sistema límbico e rede padrão foram impactadas.

Já no efeito sustentado, observou-se regulação de redes relacionadas à dor como o modo padrão, frontoparietal e via moduladora descendente da dor. Isso sugere que enquanto o alívio instantâneo pode envolver áreas de processamento sensorial, o efeito profilático prolongado pode ocorrer por meio de redes que modulam circuitos de dor crônicos.

Limitações da Pesquisa Atual

Além dos pontos já mencionados, a pesquisa atual sobre os mecanismos neurais da acupuntura na enxaqueca possui outras limitações:

  • Amostras pequenas (a maioria <100 participantes)
  • Poucos estudos com follow-up de longo prazo
  • Falta de avaliação dos estados mentais dos participantes
  • Poucos estudos controlados randomizados (RCTs) de alta qualidade
  • Dificuldade de comparar resultados devido a diferenças nas técnicas

Pesquisas futuras poderiam endereçar essas limitações através de:

  • Estudos multicêntricos com maior numero de participantes
  • Seguimento mais prolongado após o tratamento
  • Uso de escalas validadas para avaliar ansiedade/depressão
  • Emprego de diretrizes rígidas para técnicas de imagem e intervenções

Isso proporcionaria resultados mais conclusivos e confiáveis sobre como a acupuntura afeta as redes neurais na enxaqueca.

Em resumo, apesar das limitações existentes, as evidências atuais sugerem que os efeitos terapêuticos da acupuntura na enxaqueca podem estar relacionados à regulação de vias de processamento da dor no cérebro.

Referências Bibliográficas

Liu L, Tian T, Li X, Wang Y, Xu T, Ni X, Li X, He Z, Gao S, Sun M, Liang F. Revealing the neural mechanism underlying the effects of acupuncture on migraine: a systematic review. Frontiers in Neuroscience. 2021 May 20;15:674852.

  • Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *