História do CMAeSP

Assembléia 11 de Fevereiro de 2012 cria o CMAeSP

Caros e caras colegas,

O dia 11 de fevereiro foi inesquecível para a história da Acupuntura Paulista. Neste dia, pontualmente às 14h, no auditório principal da Associação Paulista de Medicina (APM), teve início a assembléia para a criação do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAESP), presidida pelo Dr. Hidelbrando Sabatto, atual Presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Com a presença aproximada de 250 colegas, sendo 200 titulados com direito ao voto, foi apresentada uma chapa de consenso para a formação da Diretoria Executiva, que foi eleita por aclamação pelos médicos titulados presentes na assembleia.

Segue abaixo a composição desta diretoria:

Presidente: Dr. Alexandre Massao Yoshizumi
Vice-Presidente: Dr. Ricardo Morad Bassetto
Primeiro Secretário: Dr. Wilson Tadeu Ferreira
Segundo Secretário: Dra. Silvana Della Nina Raffu Pereda
Primeiro Tesoureiro: Dr. João Arthur Ferreira
Segundo Tesoureiro: Dr. Luciano Ricardo Curuci de Souza
Diretor Científico: Dr. Jorge Kioshi Hosomi
Diretor de Defesa Profissional: Dr. Luiz Carlos de Souza Sampaio
Diretor de Ensino: Dra. Márcia Lika Yamamura
Diretor de Relações Institucionais: Dr. André Wan Wen Tsai
Diretor de Comunicação: Dr. Marcelo Saad
Diretor de Proteção ao Paciente: Dra. Hiaeno Hirata Ayabe
Diretor de Marketing: Dr. Sergio Manoel Rubnik Rolemberg Lessa

O Conselho Fiscal contará com os seguintes nomes:
Titulares:
Dra. Maria Antonieta Beraldo
Dra. Roseli Pardini
Dra. Mary Assako

Suplentes:
Dra. Rosangela Bombonato
Dr. Marco Broitman
Dr. Roberto Zamith

Na Assembléia foram homenageados com uma placa de agradecimento pelo trabalho que realizaram pela Acupuntura Médica no Estado de São Paulo todos os ex-presidentes da Sociedade Médica de Acupuntura (SOMA) e Associação Médica Brasileira de Acupuntura (AMBA) como o Dr. Carlos Moriyama, Dr. Hong Jin Pai, Dr. Jorge Jodi Murata, Dr. Jou Eel Jia, Dr. Lin Chen Hau, Dr. Ling Tung Yang, Dr. Otávio Koiti Hara, Dr. Ruy Tanigawa , Dra. Satiko Tomikawa Imamura, Dr. Takashi Jojima, Dr. Ysao Yamamura e Dr. Wu Tu Hsing.

Dr. Hidelbrando Sabatto também recebeu a homenagem como atual presidente do CMBA.

Durante todo o dia houve apresentações de temas com expoentes da Acupuntura Paulista:

Dr. Ysao Yamamura apresentou o Sistema de Acupuntura dos Músculos e dos Trajetos Musculares, Dr. Jou Eel Jia falou sobre Síndrome dos Transtornos de Ansiedade que é um tema muito atual e o Dr. Jorge Jodi Murata terminou as aulas no período da manhã falando sobre o tratamento de Rinite e Sinusite.

Após a assembléia, as aulas continuaram com o Dr. Hidelbrando Sabatto que mostrou os Fundamentos de Técnicas Complementares Valiosas para o acupunturiatra. Em seguida o Dr. Ruy Yukimatsu Tanigawa mostrou a técnica do Realinhamento Energético que é muito utilizado nos pacientes que se submeteram à anestesia geral ou sofreram algum acidente que provocou alguma perda de consciência. Tais episódios podem causar um “desalinhamento energético” e trazer sintomas que podem ser melhorados com essa técnica.

O Dr. Wu Tu Hsing mostrou um grupo de pontos de Acupuntura chamado “The Golden Points”, ou seja, os pontos de ouro que todos os acupunturistas precisam conhecer, tanto a sua real localização, indicação e como deve ser inserida a agulha.

O evento terminou com a palestra do Dr. Hong Jin Pai sobre Dor orofacial que é um sintoma que pode ser tratado com muito sucesso com a Acupuntura.

Muito mais do que realizarem as apresentações, os Drs. Ysao, Jou, Murata, Hidelbrando, Ruy, Wu e Hong vieram expressar sua solidariedade a esta nova instituição que representará a Acupuntura Paulista.

Finalmente queremos agradecer a todos que compareceram ao evento do CMAESP que marcará uma nova fase para a Acupuntura do Estado de São Paulo.