I CSAM ajuda a consolidar a acupuntura médica no Espírito Santo

Por Carlos Eduardo Mendes dos Santos, presidente do Presidente do I CSAM e do CMA-ES 


“Integrando Visões”, este foi o tema e, porque não dizer, o lema do I Congresso Sudeste de Acupuntura Médica realizado na cidade de Vitória – ES, que aconteceu entre os dias 4 e 6 de junho e se mostrou uma grande oportunidade de aprendizado e confraternização.

Integramos visões quando, apesar de todas as adversidades, reunimos um seleto grupo de mais de 120 profissionais médicos, de diversas especialidades e das mais variadas escolas médicas do país, para ministrar, aprender, aperfeiçoar e difundir a nossa nobre especialidade.

Integramos visões quando colocamos frente a frente os valiosos conhecimentos milenares da Medicina Tradicional Chinesa e os avançados conceitos de Neurofisiologia, mostrando a possível convivência completiva entre eles.

Finalmente integramos visões ao compartilhar conhecimentos com respeitados mestres, não acupunturistas, das principais escolas de Medicina do Estado, ao mesmo tempo em que estes demonstravam inequívoco interesse e até mesmo fascinação pela nossa (intrigante) especialidade.

Durante mais de 45 dias estivemos presentes na mídia local. Mais de seis acupunturiatras estiveram presentes em programas de TV, rádio, jornais de grande circulação e internet, divulgando a Acupuntura, e, com isso, preenchendo uma lacuna que precisava ser ocupada pela nossa especialidade, evitando assim que os não médicos o fizessem.

Nos 10 dias que antecederam o evento, divulgamos o Congresso propriamente dito, mostrando à população a importância da realização de um evento com essas características aqui no Estado.

Apoiando o nosso evento contamos com a presença de ilustres personalidades nacionais e internacionais da Acupuntura Médica, como Dr. Jian Kong, Professor Associado da Faculdade de Medicina de Harvard, Dr. Rafael Cobos, Presidente da Sociedade de Acupuntura Médica da Espanha, Dr. Dirceu de Lavor Sales, Presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, Dr. Ysao Yamamura, Professor Livre Docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Dr. Ruy Tanigwa, Conselheiro do Conselho Federal de Medicina (CFM), dentre outros.

Tivemos também a presença e a importantíssima colaboração do Dr. Ari Moré (SC), do Dr. Silvio Harres (RS) e dos Presidentes das Federadas Sudeste, Dr. Alexandre Massao (SP), Dr. Hildebrando Sabato (MG) e Dr. Durval Mota (RJ).

Foi um Congresso inesquecível, marcado pela harmonia e alegria dos participantes, a sintonia e excelência dos palestrantes e pela satisfação dos organizadores com o sucesso do evento.

Certamente foi uma grande festa do saber e do congraçamento, que dignificou o nome da nossa especialidade.

Agradecemos a todos que participaram ativamente desta empreitada, tornando possível um sonho que certamente nos trará frutos preciosos!


“O I Encontro Sudeste Médico de Acupuntura mostrou  aos capixabas a importância do fortalecimento da nossa especialidade e a força da união das federadas. Pudemos compartilhar ótimos momentos. Foi uma grande  oportunidade de nos aproximarmos fraternalmente. Os  palestrantes mostraram com excelência suas  experiências, enriquecendo a nossa prática clínica.  Enfim, um sucesso para nosso Estado.  Agradecemos a presença de todos!  E que este seja apenas o primeiro!”

Dra. Ana Rita Novaes

  • Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *