7 maneiras eficazes de utilizar a meditação e a acupuntura para tratar a ansiedade

Estresse e preocupação podem parecer uma parte normal da vida moderna, mas ansiedade e depressão são doenças que não devem ser ignoradas. Estas condições podem afetar, de forma significativa, sua vida, trabalho, relacionamentos, e até sua saúde física.

Viver com ansiedade é difícil e você pode se sentir aprisionado por preocupações e pensamentos negativos que acompanham este estado. Algumas pessoas recorrem à medicação de modo a administrar a ansiedade, mas há formas naturais de se lidar com ela também.

A meditação e a acupuntura são duas das terapias mais populares a que os pacientes com ansiedade tendem a procurar. A meditação é ótima para promover relaxamento e em reduzir os sintomas físicos que acompanham um transtorno de ansiedade. Por outro lado, a acupuntura proporciona um jeito de estimular certos pontos no corpo que ajudarão o paciente a alcançar equilíbrio físico, mental e psicológico.

De modo a ter um panorama mais amplo de como sessões de meditação e acupuntura podem ajudar pacientes com Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), conversamos com o médico Dr. Marcus Yu Bin Pai sobre o uso das 7 maneiras efetivas desses tratamentos naturais.

1. Regulariza o equilíbrio químico do corpo 

Estes 2 tratamentos são ótimos mesmo que você não esteja sofrendo de um transtorno de ansiedade porque agem na restauração do equilíbrio corporal. A ansiedade aumenta os níveis de estresse, o que pode, por fim, afetar a sua saúde física.

Um dos objetivos da acupuntura é reverter isso e restaurar o equilíbrio químico do cérebro e do corpo. Este tratamento também afeta o cérebro ao reduzir a sensibilidade ao estresse e a dor. O que significa que mesmo que seu emprego continue atarefado e complicado, você será menos afetado.

2 Promove relaxamento 

A Meditação é sinônimo de clarear sua mente de todos os pensamentos. Se você já sofreu de Ansiedade Generalizada, sabe que esses pensamentos preocupantes sempre sobrecarregam seu cérebro. Mas, enquanto você está meditando ou passando por uma sessão de acupuntura, você é capaz de remover esses pensamentos e até mesmo “desativar” a reação exagerada e “analítica” do cérebro. A porção do cérebro em que isso ocorre é que costuma “pensar demais” e acaba se preocupando com tudo.

3 Liberando substâncias químicas positivas 

A acupuntura estimula o sistema nervoso central a liberar endorfinas, ou o que é conhecido pela população em geral como as substâncias do “bem-estar”. Elas o fazem se sentir melhor e em paz, reduzem todo o estresse no seu corpo.

4. Alterando o cérebro de forma positiva 

Em situações estressantes, os neurotransmissores e hormônios do corpo precisam ser regularizados. A acupuntura pode restaurar esses níveis para combater estados emocionais negativos e ajudar o cérebro a alcançar um estado de relaxamento.

Na verdade, além de apenas reduzir a ansiedade, a acupuntura pode também melhorar funções cerebrais como a atenção. Também melhora a qualidade do sono, o que por si só é um efeito positivo na saúde em geral.

5. Estimular o Sistema Nervoso Parassimpático 

Sentimentos de preocupação e estresse estimulam o sistema nervoso simpático. Em troca, a acupuntura estimula o oposto, ou o sistema nervoso parassimpático.

O que acontece ao estimular o corpo a produzir opioides endógenos que afetarão o sistema nervoso autônomo. O resultado é o início de uma resposta relaxante do corpo.

6. Reduzir a resposta imunológica à ansiedade

Após uma sessão de meditação ou de acupuntura, os pacientes relatam sentir-se melhores de forma imediata. Isto porque a ansiedade afeta os níveis de citocinas pró-inflamatórias, bem como reduz os níveis de Fatores de Necrose Tumoral Alfa e de cortisol. Mas assim que se passam 72 horas do recebimento do tratamento, esses efeitos são revertidos aos mesmos níveis de pacientes que não sofrem de transtornos de ansiedade.

7. Reversão de mudanças comportamentais causadas por estresse

Você verá que seu comportamento e suas respostas mudam quando se sente ansioso, já que o estresse pode, literalmente, alterar o funcionamento normal do cérebro. A acupuntura pode reverter essas oscilações comportamentais.

Terapias naturais como a acupuntura e a meditação podem obter os mesmos resultados que medicamentos ansiolíticos. Os efeitos da ansiedade não ocorrem apenas na mente, mas também no corpo e estes tratamentos tendem a restaurar o equilíbrio em todo o sistema.


  • Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *